Total de visualizações de página

sábado, 14 de maio de 2011

Causas e efeitos de Gentis hesitações

Montar uma exposição, para mim, é sempre uma vertigem inaugural de hesitações.  A obra, o autor, a recepção, a melhor maneira de comunicar através da visualidade... tudo fica velozmente rodando dentro dessa cabeça inquieta . Quando tem tempo, fico dias a fio imaginando a melhor forma de expor os objetos artísticos. Inverto papéis: ora me imagino como uma criança visitando o espaço expositivo, ora me imagino como um preceptor adulto (que eu sou, claro), ora me coloco no lugar do artista (qual seria a melhor disposição para enfatizar as abordagens do meu trabalho?). Borbulhas conflitantes. Todas eclodem no mesmo obstáculo: as possibilidades concretas de realização.

Eu na montagem de "Uma Gentil Invenção"
Nesses momentos, o melhor mesmo é ter várias pessoas da área dividindo percepções, dialogando visualidades, sugerindo, ajudando. Não por isso ser complexo de ser feito individualmente, mas pelo comum fato de que a maior parte das problemáticas da vida são melhor resolvidas quando pensadas coletivamente! E foi isso que eu milagrosamente consegui fazer com Uma Gentil Invenção.
 Digo milagrosamente, porque para se discutir e pensar sobre algo precisamos antes conhecê-lo, só que eu não conhecia os trabalhos que comporiam a exposição, mas essa é uma história que invade outro contexto, pulemos uma parte, então!
 Menos de três semanas antes da data da vernissage de “Uma Gentil Invenção” na Galeria Antônio Munhoz, eu recebi o material educativo que sempre acompanha as exposições do Projeto ArteSESC, no qual “Uma Gentil Invenção” está incluída. Meu primeiro contato com  imagem dos trabalhos e minha reação inicial já acompanhou um raciocínio conclusivo: eu precisava de ajuda!
 Ao ver, através dos catálogos,  quais seriam os trabalhos da exposição e a consistência de suas abordagens eu fiquei bastante preocupada. Primeiro, porque eram 19 trabalhos de 19 artistas de potencial relevância na história da Arte Contemporânea Nacional e que continham uma carga muito grande de discussões não organizadas na camada formal das obras, o que requer um trabalho de mediação mais apurado. Segundo, porque a exposição ocorreria em meio a um grande Projeto Cultural do SESC Amapá (VI Aldeia de Artes SESC Povos da Floresta) exigidor de uma atenção total da equipe de cultura, inclusive dos meus cinco braços direitos: os estagiários. Terceiro, porque o que eu gostaria de fazer desde o início como compartilhamento de experiência, era - agora - uma questão de necessidade: dividir a ação de montagem e de mediação da exposição com os acadêmicos do curso de Artes Visuais da UNIFAP.

Tudo bem, então, já conseguimos um recurso facilitador, certo?
Errado.

Tanto para montar uma exposição como para mediá-la é preciso ter um entendimento possível até de ser pré-formado com a visualização de imagens dos trabalhos que a constituirão, mas que será efetivado apenas por meio do contato real com as obras. Assim, como eu poderia levantar hipóteses funcionais acerca das problemáticas que envolveriam o processo de montagem e mediação de “Uma Gentil Invenção” se eu sequer tinha tido algum contato com as obras?
E como eu poderia, dessa forma, capacitar um grupo de acadêmicos de Artes Visuais da UNIFAP que não conhecem a prática de montagem e mediação predeterminantes na ação educativa de qualquer espaço cultural com enfoque na visualidade sem o devido direcionamento à exposição?
A resposta, bem eu não encontrei. Mas perguntas eu já tinha demais, precisava mesmo era de respostas e sabe o que acontece quando a gente não encontra respostas?
A gente inventa! Aposta em verdades incertas. 

Acredita!

E foi acreditando que eu me perguntei tudo o que tinha que me perguntar e tudo que eu esperava que me perguntassem sobre a exposição, sobre arte contemporânea, sobre a prática dos processos de mediação, sobre curadoria e montagem e fui buscar as repostas. Nesse processo um companheiro de trabalho e também amigo foi essencial: Patrick Araújo: técnico de cinema do SESC/AP formado em Artes Visuais, pessoa de preciosa intelectualidade no assunto Artes. Por um dia inteiro eu fiz as mais absurdas perguntas ao Patrick e ele também me fez as suas, aprendemos buscando as respostas e discutindo as opiniões divergentes, rimos e nos divertimos cogitando possíveis perguntas que nos fariam e para qual deveríamos ter respostas. Um processo lúdico de aprendizado para o ensino!

Patrick e eu formamos através de sorteio com duas turmas da UNIFAP, um grupo de 10 mediadores dentre os quais sairiam os quatro assistentes de montagem da exposição “Uma Gentil Invenção”, durante três dias nos reunimos com o grupo, compartilhando conteúdos, experiências, debatendo e realizando ações que seriam primordiais no processo de mediação. Para meu alívio, no primeiro dia de encontro com o grupo as obras chegaram e eu pude conhecer de fato os trabalhos da exposição.
Para a montagem foram mais três dias. Nesse pouquíssimo tempo, eu e o grupo de montagem da UNIFAP fizemos o reconhecimento e limpeza do acervo, decidimos a disposição das obras discutindo e considerando os diálogos que elas comunicavam isoladamente e compartilhavam entre si, sem deixar de considerar as possibilidades técnicas de organização dos trabalhos dentro do espaço expositivo.

Depois que todas as etapas sucederam-se satisfatoriamente, respirei enfim, realizada.
Quando a gente se esforça, os objetivos vigoram e se concretizam, eu quase sempre consigo me certificar disso. Mas é claro, com a ajuda de muitas pessoas.


Parte da equipe envolvida na organização  da Exposição "Uma Gentil Invenção"

Parte da Equipe de Cultura do SESC/AP

“Uma Gentil Invenção” foi um aprendizado gigantesco em tempo recorde!
O resultado de tudo vocês constatarão através das imagens postadas no blog.

Já dizia o velho ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. E muitas imagens valem quanto, então?

Façam as contas!


ENCONTRO  DE CAPACIATAÇÃO PARA A MEDIAÇÃO
 
Patrick Araujo (Técnico de Cinema do SESC/AP) e os acadêmicos de Artes Visuais da UNIFAP


Aline Pacheco (Técnica de Artes Visuais do SESC/AP) com os cadêmcios do curso de Artes Visuais da UNIFAP
Exercício de construção dos roteiros de mediação


PROCESSO DE MONTAGEM DA EXPOSIÇÃO

Elenilda e Jorge (acadêmicos de Artes Visuais da UNIFAP) na montagem de "Uma Gentil Invenção"
Noemi, Elenilda e Jorge  na montagem de "Uma Gentil Invenção"
Aline Pacheco (Técnica de Artes Visuais do SESC/AP) e os acadêmicos na montagem da exposição
Momento de orientação, estudo e reflexão sobre as possibilidades de disposição das obras no espaço da Galeria Antônio Munhoz SESC/AP
Definição da ordem de montagem da exposição "Uma Gentil Invenção" na Galeria Antônio Munhoz Lopes SESC/AP

VERNISSAGE DE "UMA GENTIL INVENÇÃO"

Jorge Cardoso, acadêmico de Artes Visuais da UNIFAP discorrendo sobre a experiência com o  Encontro de Capacitação para Mediadores e com a Montagem de  "Uma Gentil Invenção"

Parte do público presente na vernissage
Público no primeiro contato com as obras - Galeria Antônio Munhoz Lopes SESC/AP

Idem

Detalhe da obra "Fumacê" de Alexandre Vogler - uma das mais provocativas

Visitantes
Idem

Detalhe da obra "Costumes" de Laura Lima
Visitante olhando a fotografia de Renata Lucas


"EXPOSIÇÃO UMA GENTIL INVENÇÃO" 
Ficha Técnica

- Organização da Exposição: 
                        Aline Pacheco - Técnica de Artes Visuais do SESC/AP
- Organização do Encontro de Capacitação para Mediadores:  
                        Aline Pacheco (Técnica de Artes Visuais do SESC/AP)
                        Patrick Araujo (Técnico de Cinema do SESC/AP)
- Montagem: 
                       Aline Pacheco (Técnica de Artes Visuais do SESC/AP)
                       Patrick Araujo (Técnico de Cinema do SESC/AP)
                       José Ailson  (Instrutor de Artes Visuais do SESC/AP)
                      Augusto Pessoa (Estagiário do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Joselene Nogueira (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Josiane Pantoja ( Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Jonatas Lacerda (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Francimara Queiroz (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Lorenna Braga (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Eleneilda Moraes (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                       Jorge Cardoso (Acadêmico de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Quesia Lacerda (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Noemi Barbosa (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
- Iluminação:  
                       Marcelo Santos (Auxiliar Técnico de Iluminação e Som do SESC/AP)
                      Aline Pacheco Souza (Técnica de Artes Visuais do SESC/AP)

- Equipe de Mediação: 
                       Joselene Nogueira (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Josiane Pantoja ( Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Jonatas Lacerda (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Francimara Queiroz (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Lorenna Braga (Estagiária do setor de Cultura do SESC/AP)
                       Eleneilda Moraes (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                       Jorge Cardoso (Acadêmico de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Quesia Lacerda (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Noemi Barbosa (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Josefa dos Santos (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Cleidielma Pacheco (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Welliton Ricardo (Acadêmico de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Rosiane Olivia (Acadêmica de Artes Visuais da UNIFAP)
                      Rosana Olivia (Profesora do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Candido Portinari)
 
                      
OBS: Ao final da exposição compartilho com vocês a experiência do grupo de mediação com o público visitante de “Uma Gentil Invenção”. Aguardem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário