Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2011

"RUMOS" PARA AS ARTES VISUAIS DE MACAPÁ

Nos dias 07,08 e 09 de abril deste ano, o Programa Rumos Itaú Cultural trouxe à Macapá, Vânia Leal – Curadora de Mapeamento da Região Norte, para um Encontro com os artistas locais no SESC-AP. Essa é a notícia, esse é o fato que seria apenas mais um em meio a tantos outros na cidade...

O Encontro ficou sendo comentado de forma um tanto enigmática, antes de seu acontecimento. Afinal, o que Vânia Leal tinha deixado claro em nossos contatos por e-mail e telefone é que o Encontro seria para conversar com os artistas e dar orientações sobre o Edital Rumos Artes Visuais 2011-2013.  Mas em que consistiriam essas conversas?

Ainda com esse mistério de possibilidades pairando, artistas foram contatados e se fizeram presentes no primeiro dia do encontro. Uns foram só pelo convite, alguns foram para saber ao certo do que se tratava, outros foram na esperança de poder entender um pouco mais sobre o universo das artes visuais e tantos outros para obter informações sobre o edital. Independente do estimulo acionador, foram.

O que poucos de nós esperávamos é que esse encontro fosse tão marcante!

Como primeiro fator notório, podemos destacar artistas emergentes ao lado de artistas veteranos do Estado, cada um narrando, por vez, um pouco de sua trajetória artística. Contemporâneo e acadêmico falaram e foram ouvidos. Um bom começo para um encontro. Isso sem mencionar o panorama nacional de produção contemporânea que foi apresentado por Vânia Leal.



No segundo dia de encontro, cada artista apareceu munido de seus trabalhos, seja em punho ou em registros tecnológicos. Assim, um a um foi apresentando sua linha de produção artística, explicando as abordagens e possíveis problemáticas envolvidas. O diferencial em toda essa situação converge para a fala de orientação que a Curadora, Vânia Leal, de forma atenciosa e individual deu aos artistas, sempre destacando as peculiaridades deles e sugerindo novos caminhos para seguirem sem o abandono de suas técnicas. Ação primordial, sem dúvida!

A cada novo dia outros artistas vinham agregar-se ao encontro e no último, contamos com a presença dos representantes das Artes Visuais do Conselho Estadual de Cultura. Fechamento perfeito! Uma vez que, conseguimos reunir em só momento  artistas com diferentes linguagens de trabalho, membros do Conselho de Cultura do Estado, arte-educadores, a Associação de Produtores e Artistas Visuais do Estado (AMAPLAST), além das instituições Culturais SESC-AP e Itaú Cultural.
Na reta de finalização, foi feita uma retrospectiva das situações e momentos por que passaram as Artes Visuais nos últimos anos em Macapá, apontando dificuldades, necessidades e possiblidades de avanços.  Como sugestões de destaque, ressaltamos a quebra de “paredes” institucionais e a união dos fazedores de Artes Visuais do Estado.



Parabéns a todos os artistas que participaram do Encontro, ao Conselho e à AMAPLAST por terem marcado presença, ao Rumos pela ação de aprimoramento, à Curadora de Mapeamento Vânia Leal pela desenvoltura e aconselhamentos, e ao SESC-AP por apoiar essa ação de grande relevância para o desenvolvimento das Artes Visuais no Estado do Amapá.

Nossas estimas ficam somente para a ausência dos acadêmicos do curso de Artes Visuais da UNIFAP, que mais do que lembrados, foram aguardados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário